11 September 2005

ainda o Katrina

Para além de toda a tragédia humana que o Katrina expôs era bom pensarmos realmente o quão frágil estamos perante a força da Natureza e como a menosprezamos diariamente em gestos arrogantes que ciclicamente se voltam contra nós.
Muita da desgraça de New Orleans foi provocada pelos seus próprios habitantes e planeadores. A desvastação não teria sido tão grande se toda a cidade não estivesse construída 60 cm abaixo da linha do mar, com um sistema de diques e bombas, impreparados para algo como o Katrina.
Daqui se deviam tirar ilações aplicáveis a outras cidades como... Lisboa.
Lisboa, onde se constrói em leitos de cheias como Alcântara, onde se interrompem rios subterrâneos com túneis de metro e rodoviários como no Marquês de Pombal, onde se alteram as oscilações das marés que durante 3 séculos têm mantido a Baixa de pé com a contrução de parques de estacionamento.
Se as previsões do aumento do nível das águas em 1 metro em 50 anos se confirmarem pensem bem no que será destruído em Portugal. Locais como a Costa da Caparica simplesmente deixarão de existir (estarei a imaginar uns sorrisos?). Mais longe, os Países Baixos deixariam de existir.
A-s-s-u-s-t-a-d-o-r.

Quem semeia ventos, colhe tempestades.

2 comments:

  1. os tufoes que passam por taiwan teem sido de iguais ou maior intensidade do que o Katrina, os estragos sao consideravelmente insignificantes quando comparados a New Orleans:
    1o. - em Taiwan nao se constroiem cidades abaixo do nivel do mar, protegidas das aguas com paredes de resistencia a furacoes ate' categoria 3, quando se sabe que furacoes de categoria 5 acontecem varias vezes em cada 100 anos;
    2o. - em Taiwan, aprendeu-se ao longo de varios seculos que a ilha era de facto exposta a tufoes e dai a legislacao que regulamenta a construcao, tem isso em consideracao.

    Os USA parecem que nao aprendem com os erros e continuam a construir mansoes de papel e quase decerteza que New Orleans ira' ser de novo reconstruida 'a base de Papel, tal como a Florida o foi apos a destruicao pelo furacao Andrew em 91.

    ReplyDelete
  2. Anonymous9:06 AM

    best regards, nice info
    »

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...