11 September 2005

descivilização

"A grande lição a tirar do Katrina é que a civilização em que vivemos é protegida por uma camada extremamente fina. Basta um abalo e ela estala, passando a lutar furiosa e instintivamente pela vida como cães selvagens.
Pensam que as pilhagens, as violações e os assaltos à mão armada que eclodiram em Nova Orleães nunca teriam acontecido na maravilhosa e civilizada Europa?"

" A questão básica é a seguinte: se retirarmos os elementos essenciais da vida organizada, civilizada - alimentação, abrigo, água potável, segurança individual mínima -, em poucas horas voltamos a um estado natural "hobbesiano", à guerra de todos contra todos."

"Não consigo evitar uma sensação de que aquilo que ali se passou se repetirá, muitas vezes, com o avançar do século XXI. Existem demasiados problemas emergentes que poderão fazer retroceder a humanidade. A ameaça mais óbvia virá dos desastres naturais resultantes das alterações climáticas. Se este cataclismo for interpretado por políticos americanos como John McCain como um "aviso" para alertar os cidadãos sobre as consequências de os Estados Unidos continuarem a lançar dióxido de carbono para a atmosfera como se não existisse o dia de amanhã, então a tragédia do furacão Katrina terá algum consolo. Mas poderá ser tarde demais. Se estiverem correctas as informações recentes de que não são só os glaciares que estão a derreter, mas também o subsolo da Sibéria, e de que esse degelo poderá gerar maior libertação de gases com efeitos estufa, poderemos ser lançados numa espiral imparável. Se tal acontecer, se grandes zonas da terra forem atormentadas por tempestades, inundações e alterações de temperaturas imprevisíveis, então o que aconteceu em Nova Orleães não passou de uma brincadeira de crianças."

E outras questões importantes e pertinantes são muito bem expostas no texto de Timothy Garton Ash publicado no Público de 11 de Setembro, donde retirei estes excertos. A ler.

No comments:

Post a Comment

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...