28 June 2005

sobre o "arrastão"

O Daniel, neste post, mostra um ponto de vista diferente do que tem sido discutido nos media.
Um tema muito difundido no meio de arquitectos (e sociólogos talvez?) mas muito pouco discutido pelo público em geral é a importância do desenho urbano, do espaço onde vivemos, nos comportamentos sociais.
Re-alojar camadas pobres todos no mesmo sítio e de preferência um pouco longe da cidade, não é resolver problema nenhum mas prolongar ou piorar problemas de exclusão.
Os estigmas de bairros, de grupos, colam-se violentamente e é preciso apresentar soluções, é preciso integrar. E é preciso mudar a maneira de olhar e pensar sobre esses “criminosos”.
Ao texto do Daniel apenas cito o que Brecht uma vez disse, e que ironicamente também menciona arrastões:
Do rio que tudo arrasta se diz que é violento,
mas ninguém diz violentas as margens que o oprimem

1 comment:

  1. Anonymous10:47 AM

    O pior foi mesmo o que fizeram na Zona J em Chelas. Não só juntaram tudo ao monte e bem apertadinho, como ainda foram pedir ao Taveira para pintar aquilo. Meus amigos, se eu tivesse aquilo à minha volta diariamente, enquanto não tivesse violado 4 (e não interessava se era rapariga, cão, gato ou escape de automóvel), assaltado seis velhotas, insultado três padres e batido na minha mãe, não dava o dia por terminado. Violência na sua mais pura expressão, aquelas cores.

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...