03 November 2005

keeping (my) japan alive #1

[nadar numa piscina pública]

Na primeira piscina onde nadava eram só velhotes (e velhotas) que ficavam sempre a olhar para mim, tão… sem olhos em bico! Essa piscina era óptima porque tinha jacuzzi, sauna e um o-furo (basicamente umas banheiras grandes com água quente e outra gelada)… Ficava horas a saltar da sauna para a água gelada para a sauna para a água quente. A sauna feminina como calculam era o highlight social do bairro, e eu era a coqueluche daquele mulherio que não arranhava uma palavra de inglês. Até era divertido e eu sempre fazia umas palhaçadas.
O meu dia preferido era o domingo porque era dia de treino das miúdas da natação sincronizada! Aquilo é lindo, com as molinhas no nariz. Ficava muito tempo ali a olhar para elas.
De vez em quando também nadava. E ia muitas vezes a esta piscina.

A outra piscina era mais modesta, não tinha ninguém nem “acessórios”. Mas era bem mais segura…
Tinha uma daquelas cadeirinhas à lifeguard com um tipo que se mantinha meio sentado de lado com um pé no degrau superior e o outro imediatamente abaixo, como se estivesse sempre pronto a descer os degraus a correr para salvar alguém. A organização da piscina era um espanto, havia uma pista para ir para um lado e para voltar tinha que mudar de pista (viragens portanto estavam proibidas). Não interessava que eu fosse a única pessoa realmente a nadar ali. Para guardar a chave do cacifo tinha uma daquelas pulseiras que protegem a chave entre duas camadas de plástico. Claro que um dia eu deixei a chave meio de fora para logo ser alertada pela japonesinha "Abunai! Danger, Danger". Ui, que medo. Não interessava que eu fosse a única pessoa realmente a nadar ali.
A rondar a piscina havia sempre outro lifeguard. Não fosse o primeiro distrair-se com os seus pensamentos ("ora para a miso soup do jantar ainda tenho que comprar as algas") e a única pessoa (i.e. EU, não sei se já marquei bem este facto) que por ali andava a nadar se afogasse numa piscina cuja profundidade não ultrapassava o metro e meio.
Eu até ficava nervosa e tentava não fazer movimentos muito bruscos para não assustar ninguém (se bem que eu é que estava assustada com tanta precaução).
Fui poucas vezes a esta piscina.

1 comment:

  1. identifico-me bastante com as tuas experiencias... tambem frequento uma piscina muito semelhante 'a primeira, com pessoas de 3a idade e com a tal spa... tambem sou a minoria unica e faco parte dos conversas deles que nao falam uma palavra de ingles...
    e' de facto Sushi, momentos inesqueciveis...

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...