16 October 2005

guru musical

Todos temos os nossos gurus musicais, aqueles que admiramos por saberem tanto de música e que nos iniciam nesses caminhos determinantes...
O meu guru musical é o meu irmão, que me escrevia em inglês os nomes das músicas dos Queen, quando eu tinha 8 anos, que me apresentou a quase todos os grupos musicais de jeito do início da década de 90 (incluindo paixões para a vida como The Divine Comedy). Cada vez que eu timidamente me atrevia a mostrar um grupo que ele não conhecesse, ele já conhecia e dizia “só me trazes música de lixo!” que é como quem diz “o meu trabalho ainda não está terminado”.
Muito do que ouço de jeito foi ele que comprou o cd.
Estes eram os tempos áureos em que eu venerava o gosto musical do meu irmão. Depois comecei a falar com mais gente e a ver outras luzes e os nossos caminhos correm agora separados mas alguns pontos de encontro.
Mas não que agora o gajo vem dizer-me que Arcade Fire é uma treta, “pra-qué-que compraste o último do jay jay johanson?”, “funk é que é” e “já ouviste 50ct”? Tivessem sido todas seguidas e tinha tido uma paragem cardíaca. Tá tudo louco. O mundo está perdido. Estou sozinha, sem guia musical...

You are my brother. And I love you. May all your dreams come true. I see them coming.
(adaptação do Antony & The Johnsons)

Ps: sim, ele acha Antony & The Johnsons a coisa mais chata do mundo.

8 comments:

  1. Anonymous11:38 AM

    Silencing society
    Noah Peters, Cavalier Daily Opinion Columnist THE ENTIRE premise of "freedom of speech" is that there is no absolute truth, no absolute orthodoxy.
    Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!

    ReplyDelete
  2. adoro anthony and the jonhssons, e com sorte vou vê-los cá em barcelona! também vão a lisboa. aproveita!

    ReplyDelete
  3. Babe, tu és um dos meus gurus musicais... E o teu bro, parece-me óbvio, está com uma crise de meia idade... 50 cent??!!! O gajo quer voltar a ser teenager - só que agora em vez de teenager a gostar de música boa, é um teenager ouvinte da rádio cidade...

    ReplyDelete
  4. Pois eu também adoro Arcade Fire e já tenho os bilhetes para ver o Antony.

    ReplyDelete
  5. nitidamente o teu irmao e' um typical portuguese engineer, estagnou... LOL

    ReplyDelete
  6. sushi lover11:13 AM

    eh pah! Para falar mal do meu irmão só eu, ok?

    E afinal parece que ele gosta de Arcade Fire (só demorou foi 2 meses e 345 audições)! Mas mais vale tarde que nunca!

    ReplyDelete
  7. Big Brother10:53 AM

    Os portugueses são é todos muito depressivos e gostam de estar em baixo a lamuriarem-se como é tudo muito mau, horrível, etc. Por isso é que bandas como Tindersticks, Antony and..., Perry blake, Ben Harper e outros, que só sabem arrastar-se, têm sucesso em Portugal (e eu tenho albuns de todos excepto do tal Antony). deviam é ouvir Jamie Lidell, Bloc Party, Bebe, Palcebo, Rammstein para perceber como há boa música. Se querem ser depressivos ouçam Joy Division. Antony and the Johnsons? Give me a break!

    ReplyDelete
  8. aquilo é uma seca! e paneleiro, ainda por cima!

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...