28 June 2005

antes que me esqueça

Antes de voltar a estar completamente integrada na sociedade portuguesa um post para a posterioridade sobre o hábito mais odioso do macho que se diz homem. E não, não é escarrar, embora também não seja agradável.
É o piropo foleiro, a boquinha manhosa, o beijinho soprado ao ouvido, todos os “olá beleza”, “dava uma voltas contigo”, “fiuuu, fiuuuu”, “posso-te conhecer?” etc etc que qualquer “vai ver se estou na esquina” só atiça mais piropos agora gritados até ao fim da rua. Isto só para mencionar os mais softs que este é um blog autorizado para todas as idade.
Não, não faz bem ao ego. Não, não tem piada. É arrogante. É má-criação. Transforma as mulheres em coisas. É abusivo. É castrador. Vai uma babe como eu a pensar em como resolver o défice e ... “comia-te toda”... Quê? 3 x 6 são 18... Quê?
Principalmente agora no Verão que, com o calor, só queremos andar de mini-saia e top e antes de abrir o armário... “este não pode ser porque há uma obra no fim da rua”, “...este é muito decotado e depois passo naquela oficina e... naaaa”, saia muito curta, calça muito justa... “querido, diz-me onde é que arrumei a burka?”.
Sim, sim, digam-me que posso ignorá-los à vontade. Por isso até já ponho o meu iPod aos gritos. Mas não posso (faz mal ao ouvido). O desconforto cola-se. É nojento. Corria à paulada todos esses anormais.

A verdade é que acabamos por pôr todos no mesmo saco. Dizia-me um amigo meu português em Tokyo que as miúdas portuguesas estão sempre na defensiva e são brutas quando alguém tenta meter conversa. É verdade e podia ser diferente mas são anos a sobreviver aos trolhas e nerds, a pôr o nariz no ar e fazer ar indiferente para mostrar como somos superiores a todas as merdas que somos obrigadas a ouvir na rua.
Como uma vez que ignorei, com ar petulante, o senhor tão bem educado daqueles que levantava o chapéu e disse “Boa tarde, menina” e estão em vias de extinção. Eu é que fui a mal-educada.
Perde-se o à-vontade e, se calhar, um monte de rapazes interessantes.

Ps: sim, eu sei que é um fenómeno não exclusivamente português mas é por aqui que agora me passeio.

3 comments:

  1. Anonymous12:26 AM

    Tu é que deves dar muito nas vistas. Deves ser mesmo muita gira, tal é a frequência com que falas dos piropos com que és constantemente assolada na rua! Deixa lá! Só se mandam piropos às giras! Por isso, até devias estar feliz!

    ReplyDelete
  2. Anonymous11:01 AM

    Eu consigo perceber-te, mas tenho que admitir que há piropos que me colam um sorriso na cara.

    ReplyDelete
  3. Entendo-te completamente.
    Mas eu já inventei um jogo muito giro. Quando eles insistirem no "piropo", tu entra no jogo e responde. É vê-los esconderem-se, atravessar a rua ou até a cair do andaime. É que aquilo é só gargante, e inversamente proporcional ao... aos...enfim, tu entendes, mulher.

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...