06 September 2009

talented mother | proud daughter

entrada lateral

Fui ontem finalmente ver uma das obras mais especiais da minha mãe, a Ermida de S. Sebastião em Almada! Aproveitanto a cerimónia da benção do altar fui ver o espaço finalmente concluído de uma jornada longa, difícil mas única e especial. E não podia estar mais orgulhosa! A igreja está tão bonita, tão bem recuperada, cheia de detalhes de uma sensibilidade incrível e tão confortável. É muito pequena (afinal é uma ermida, nem sequer igreja é) mas ontem estava apinhada de fiéis que vieram espreitar a nova obra e assistir à cerimónia. Foi bonito ver como quem sabia que ela era a autora a vinha cumprimentar e dar os parabéns. Pareciam verdadeiramente orgulhosos do seu novo espaço.

para a benção do altar

A minha mãe tem uma infinita paciência e um amor à profissão admirável. Tudo ali foi desenhado ao mais ínfimo pormenor. O respeito das senhoras que cuidam do espaço é tanto que não fazem nada sem consultar a minha mãe sobre a melhor disposição das estátuas, a melhor solução para qualquer coisa. Ela desenha tudo o que lhe pedem, esforça-se pela maior qualidade, pelos melhores orçamentos, sempre muito rigorosa e exigente com todos os que trabalham com ela e o resultado é fenomenal.
Não vai ser de certeza uma igreja consensual, é um bocado diferente das igrejas tradicionais, o espaço é minimalisma, muito limpo e luminoso. Alguns velhotes reclamavam que "não tinha pinturas" mas eu acho-a perfeita, linda e acolhedora.

Tem um sacrário líndissimo desenhado pelo escultor José Aurélio que se integra harmoniosamente no espaço.

nave central cheia cheia

Se quiserem ir vê-la a igreja fica muito perto da avenida principal de almada (av. dom nuno álvares pereira) entre a rua dos espatários e rua capitão leitão. Depois digam-me a vossa opinião!
Algumas imagens:

entrada lateral

entrada sacristia

entrada sacristia

sombra

andorinhas

Do interior só tenho imagens durante a obra. Ontem estava tão cheio que não consegui tirar nada.

branco

nave principal

céu

mármore rosa

roupa

porta de entrada

-------
[English resume] I'm a proud daughter! These are some images of the church my mother (also an architect) has reconstructed. It's a very small church and the result is beautiful. The atmosphere is very peaceful and confortable. My mother has owrked very hard and for a long time on this project and the results are amazing. It was beautiful to see everybody yeasterday congratulating her for the marvellous work. I hope you enjoy it too.

5 comments:

  1. Já nem me lembro como é que vim para a este blog, mas desde então tenho seguido-o religiosamente!Também sou uma jovem arquitecta.

    Permite-me só dizer que a tua mãe é realmente talentosa!!!

    Cumprimentos*

    ReplyDelete
  2. olá, não te conheço mas gosto muito dos teus blogues e tenho-os sempre seguido. sempre achei que devias ser uma miúda muito engraçada, já sei a quem o deves... parabens à tua mãe, pelas duas coisas.

    ReplyDelete
  3. Achei muito legal o blog. O encontrei por acaso... muito boas as fotos dos azulejos.

    Bom, parabéns pela obra como um todo

    =)

    ReplyDelete
  4. Babe, you should be very proud.

    Está mesmo bonita (e as fotos tb...).

    beso,

    j

    ReplyDelete
  5. muito bom, proud daughter ;)

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...