23 May 2009

one thousand tsuru

on street tsuru

on street tsuru

on street tsuru

on street tsuru

on street tsuru

on street tsuru

no fim-de-semana no porto encontrei estes tsuru pintados um pouco por toda a cidade. achei a iniciativa tão bonita! reza a história que uma pequena criança (de nome sadako) vítima do ataque nuclear de hiroshima começou a dobrar tsuru no hospital em que estava internada. cada vez que completava um rezava pela sua recuperação e acreditava que ao fim do milésimo estaria recuperada. infelizmente sadako morreu antes de completar o milésimo mas desde então a tradição de dobrar 1000 tsuru está associada a conquista de um desejo. pela associação a hiroshima o tsuru também simboliza a paz. a história de sadako correu o japão e depois o mundo e todos os dias o museu da paz de hiroshima recebe milhares de tsuru que são exibidos num monumento especial dedicado a todas as crianças que morreram por causa do ataque nuclear no jardim que rodeia o museu.

tsuru

mais sobre a história de sadako aqui.

mas voltando ao porto. quando voltei para lisboa tentei procurar pela net se alguém já tinha descoberto autor e ontem vi finalmente pelo clube de origami no porto um link para uma notícia que fala sobre o assunto e sobre o autor. obrigada ricardo pelos lindos pássaros! espero que o teu desejo se realize.

on street tsuru

2 comments:

  1. adorei estes tsurus :) coloquei os no meu blogue e um excerto do teu texto. depois vai lá ver :)

    temos muito em comum!! estudo arquitectura. vou no proximo ano para berlim e adorava ir ao japao!!! alias já andei a ver umas bolsas de estudo para lá... :)

    ReplyDelete
  2. Obrigado!!!
    Ricardo Dias Ricardocostadias[at]gmail.com

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...