17 April 2006

5 mn de fama

Convidaram-me para falar sobre o meu blog numa reportagem para a sic. Apesar de terrivelmente lisonjeada, recusei (o que seria da minha imagem misteriosa se descobrissem que não ando de kimono todo o dia? hein?). As reacções de familiares e amigos próximos não se fizeram esperar: Que eu estava a ser parva, que era "uma óptima maneira de te promoveres", que "nesta sociedade da comunicação tens que aparecer para te conhecerem", que podia pôr no currículo, etc etc. Têm certamente razão, fui parva e devia ter aproveitado. Mas não consigo deixar de pensar que criticamos os big brothers e as cinhas deste país por usarem os media para se promoverem e, no entanto, aconselhamos métodos semelhantes.


Nota: Infelizmente por motivos ligados à Novis não vos pude informar que a reportagem passou sábado à tarde com o Pedro Mexia (Estado Civil), a Carla Hilário Quevedo (Bomba Inteliegente) e Franciso José Viegas (A Origem das Espécies).

15 comments:

  1. aplauso a ti, cara sushi lover.

    ReplyDelete
  2. Uma atitude de louvar, sim senhora! Parabéns!!!

    ReplyDelete
  3. Pedindo as mais aturadas desculpas aos comentadores acima e ao espírito do teu post... Não concordo.

    E basta o meu exemplo para explicar porquê. Quando cheguei a Portugal vindo de 4 anos fora fui convidado para falar sobre o lince-ibérico e sobre os leões na televisão e nos jornais, e durante o primeiro ano neguei todo e qualquer convite. Não sou eu o personagem, são os animais com quem trabalho, blah blah blah. Não queria aparecer, dar nas vistas, promover-me à custa disso.

    Pois acabei por fazer um mau serviço. Porque era deles que iria falar e promover, não a mim. Se me promovesse pelo caminho, também não tenho (agora) problemas com isso - muitas portas se abrem para se fazer um trabalho sério para ajudar as espécies com quem trabalho. Hoje em dia, apesar dos enormes calafrios que me dão (não tenho a mínima queda para estas coisas), lá vou aceitando. Seja o que fôr, quase :).

    A blogsfera é suficientemente importante para que se fale dela. E quem melhor para falar dela senão aqueles que de uma forma ou outra entenderam como "funciona" a coisa e conseguem manter um bom número de leitores assíduos (entre outro conjunto de factores, como seja a qualidade do que escreves, etc.)? Perdeste a oportunidade de defender as tuas ideias sobre a blogosfera e outras coisas mais. Podes não ter nem vontade nem queda para ir à televisão, isso é verdade. Mas só por lá ires não te perdia respeito - pelo contrário, porque eu sei que é preciso coragem para lá ir botar faladura. Só perdi se só dissesses muitas asneiras!!! :p

    Anyway, only my two cents ;)

    ReplyDelete
  4. Anonymous8:07 PM

    ahhh tava a ver tudo tão calminho.

    Caro Mogli, concordo plenamente, mas uma coisa era falar dos teus projectos e angariar fundos para qq coisa que acreditas, defendes e trabalhas para. Junto-me ao coro para dizer que devias ter aproveitado essas oportunidades para divulgar esses projectos importantes em q acreditas. Outra é utilizar a televisão como promoção pessoal. O meu blog não defende nenhuma causa e eu falar sobre ele não acrescenta nada à vida de ninguém.
    Se tivesse e eu achasse importante divulgar teria ido.

    Tb n perderia o respeito por mim se tivesse ido, nem critico quem foi. Estava só a comparar que de facto temos duas medidas para julgar as pessoas. E eu confesso que n fui mais por timidez e por n ter a certeza q n fosse dizer um monte de disparates.

    N acho a minha atitude nem louvável nem criticável. foi uma opção.

    ReplyDelete
  5. concordo plenamente com o que dizes.

    ReplyDelete
  6. Anonymous10:26 PM

    lisonjeada! e não lisongeada.

    ReplyDelete
  7. Anonymous11:22 PM

    Oh, tenho pena q n tenhas ido. Por acaso vi hj a repetição. Entendo perfeitamente que aparecer na tv não seja uma ideia propriamente atractiva, entendo a timidez e a insegurança. contudo,tenho que discordar ctg qnd fazes comparações com as pessoas do BB. Para além das diferenças óbvias de formato, tu não irias simplesmente dar a tua imagem sem objectivo de base algum. Falarias de algo que fazes (e muito bem), falarias da tua experiência enquanto blogger num programa com todo o crédito e com outros entrevistados fantásticos. Mas, compreendo a tua opção.
    De qq das formas, parabéns! e sim, confesso que gostava de ver se andas sp com pauzinhos de sushi atrás (mas isto é só o meu lado voyer).

    ReplyDelete
  8. Estou contigo, Sushi. :-)

    ReplyDelete
  9. Cara Sushi Lover

    Como leitora atenta,julgo que teria sido importante ter um representante da blogosfera que não fosse figura pública. A representação dos anónimos também é importante. Mas mais importante é que estás a fazer um bom trabalho.

    ReplyDelete
  10. Anonymous2:19 AM

    Não é por nada, mas sempre que se falam de blogues nos media, aparecem sempre os mesmos nomes.
    Dá-me a entender que o critério de selecção nem sempre são a qualidade ou interesse público, basta ver o exemplo do bomba inteligente.

    ReplyDelete
  11. no inicio era o verbo
    depois vieram as gentes. actores, aninais, e demais confusoes até ficar tudo tao confuso que foi necessario inventar uma tal teoria do caos.
    só anos mais tarde, quando uma portuguesa se instalou no japao é que se pode de novo começar uma nova contagem.
    Os que amam o sushi e os que continuam a preferir a pescadinha de rabo na boca, grelhada em meio bidon de gasolina.
    os ultimos queriam uma televisao que os televisasse; os primeiros têm uma televisao que os deseja e nao a querem.
    posto isto, digamos que fizeste o que cada um defenderia que se devesse, em abstracto ser feito, ainda que soubesse interiormente que quando chegasse a sua vez, o aceitariam.
    Entre o mundo do que se deseja e as invejas que o alcance do desejado nos outros nos provoca, a tua atitude nao prova apesar de tudo nada mais do que o que eu já sabia.
    A tua personalidade.
    Sei quem sou, e para onde vou.
    Gosto disso.

    ReplyDelete
  12. Anonymous8:14 PM

    Obrigada a todos pelos comments. Eu gosto é da malta a falar!

    Só queria ressalvar que eu não comparei uma ida à televisão falar sobre blogs com o BB.
    Comparei sim o facto de criticarmos quem usa a televisão para se promover e, por outro lado, aos amigos aconselhamos usar os mesmos métodos.
    A questão se é mais interessante ouvir uma miúda falar sobre o seu blog ou a blogosfera em geral ou o Marco sobre a Marta isso agora... dava conversa para um blog!

    já agora do not as qq coisa: ando SEMPRE com pauzinhos de suhi para todo o lado e de kimono!

    ReplyDelete
  13. ah! Obrigada caro anónimo pela correcção na palavra "lisonjeada" que é com j e não g como tinha escrito!

    reparem na ironia: na tal reportagem, inserida no programa do campeonato da língua portuguesa, perguntava-se se nos blogs se falava pior português...

    LOL hmmm... ás vezes?

    ReplyDelete
  14. M'Andre,
    Obrigada pelas simpáticas palavras mas exageradas sobre a minha pessoas. Infelizmente não faço puto de ideia de quem seja e muito menos para onde vou! Quer dizer eu gostava de ir a Madrid beibi!

    ReplyDelete
  15. Boa Sushilova, acho que optaste bem se não te sentias suficientemente à vontade ou se não ías realmente defender nenhuma causa.
    Estas ribaltas de mau gosto em que a nossa tv navega nos ultimos tempos também não aliciam ninguém ,verdade seja dita, nem a verem nem a usufruírem...

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...