08 March 2006

viagem ao japão

Ontem, por umas horas, estive no Japão. Que bom que foi ouvir japonês. Que bom que foi ouvir o Ando sensei falar, falar no seu tom pausado e o seu british accent. Que bom que foi recordar histórias antigas, ouvir as novidades, saber de amigos deixados longe. Que bom que foi ver tanto japonês apaixonado por Lisboa. Ontem parecia mais uma estrangeira numa noite amena em Lisboa. Ontem encurtei os milhares de km que me separam do Japão. Que bom que foi. Que saudades.

3 comments:

  1. Foi publicado em Macau pelas edicoes "Hojemacau", as obras completas de Wenceslau de Morais, que viveu no Japao os ultimos 31 anos da sua vida.
    Sao 7 volumes e neste momento ando a ler o "Relance da Alma Japonesa". Acho que irias (se nao conheces ja') gostar imenso, pois presinto que tens um Wenceslau de Morais dentro de ti.
    Ele coonsegue traduzir a forma Japonesa de sentir e ver o mundo, em linguagem lusitania!
    Recomendo!

    "A alma japonesa mostra-nos, em relacao a todos os outros homens do mundo civilizado, a mais intensa manifestacao da caracteristica da impersonalidade. A nocao religiosa, que faz da divinidade e da natureza criadora uma e a mesma coisa, juntamente com a feicao da impersonalidade, que deveria de tal nocao religiosa, sao os grandes principios fundamentais em torno dos quais gravitam, como satelites em torno de dois astros dotados de forcas dirigentes, todas as outras qualidades, que tracam o perfil psiquico da alma dos niponicos"
    Wenceslau de Morais in "Relance da Alma Japonesa" - Tokushima, 1925

    ReplyDelete
  2. Anonymous9:25 PM

    Eu comecei um blog por causa das cartas do wenceslau de morais que li (um volume apenas) na biblioteca da gulbenkian!
    essa edição deve ser fantástica!

    ReplyDelete
  3. Anonymous9:12 PM

    You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it
    » »

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...