10 October 2005

I couldn’t remember what I can’t forget

Com a animação japonesa da semana (entre montar uma exposição sobre o intercâmbio e andar a ajudar japoneses recém-chegados à capital) esqueci-me que fez dia 4 um ano que parti para o Japão. Eh eh... a capa do Público que guardei diz-me que Sócrates prometia vida dura ao governo... e agora aqui estamos nós. Acho que a vida do Sócrates mudou bem mais que a minha e nem precisou de apanhar um avião.
Em Tokyo chovia copiosamente e eu oscilava num misto de excitação e terror. À minha espera estava o marido da senhora que era amiga do amigo... um japonês que não falava inglês mas que foi o meu melhor amigo nesse dia. Levou-me à Faculdade e carregou-me a mala e orientou-me quando eu revelava um cansaço imenso e tudo me parecia confuso e bastante feio. Na faculdade o professor Ando oferecia-me chá quando eu decidi logo destabilizar o sistema e pedir café em substituição. Logo apareceram outros estudantes europeus com bem mais genica que eu e dei por mim a inscrever-me em cursos de japonês e a dar voltas à Universidade. Finalmente decidiram enfiar-nos num táxi até à residência não sem antes me avisarem logo que havi baratas nos quartos. Uma onda de pânico tomou-me e se avião ali houvesse tinha voltado. À primeira vista não vi baratas no meu mini-quarto e a visão duma cama onde pudesse dormir acalmou-me. Mesmo assim fui logo à loja de conveniência em frente comprar todos os kits anti-baratas possíveis e imaginários que, infelizmente, se revelaram muito úteis.Os primeiros dias foram uma roda-viva com testes, reuniões, terramotos, jantares, reparações de bicicletas, festas e tufões sempre com basicamente uma data de gente desconhecida a quem me iria afeiçoar tanto. Acho que desconfortável e sozinha foi, em geral, como me senti esses dias, sentimentos que se evaporaram com o passar do tempo, embora nunca tenham desaparecido completamente.

Naqueles dias o futuro prometia muita estranheza e incerteza e um mundo novo. Um ano depois promete o mesmo, só está ainda indefinida a localização geográfica...


tokyo from roppongi hills
copyright sushi lover

2 comments:

  1. sushi,
    decerto que te enriqueceu muito esta experiencia, mudou-te e por isso nao ves as coisas hoje como as vias antes de partir. e' talvez essa mudanca que te cria mais resistencia em aceitar aquilo que nao gostas d onde estas.
    nada e' para sempre, e a situacao do presente ira' decerto melhorar.
    :)

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...