06 November 2008

malaparte - uma casa come me

Curzio Malaparte não era flor que se cheirasse. Nasceu em Itália filho de pai alemão e mãe italiana. Nasceu Kurt ficou Curzio. Nasceu Suckert havia de mudar para Malaparte. Na I Guerra
Mundial alistou-se na Legione Garibaldina. Depois da guerra tornou-se jornalista e fascista. Foi preso e correspondente de guerra na campanha da Etiópia. Durante a II Guerra Mundial escreve artigos simpáticos para os nazis e livros. Haveria ainda de se tornar comunista, desiludir-se e emigrar para França. Morreu em Roma em 1957 com cancro do pulmão.
Muito antes disso, em 1938 com uma considerável soma de dinheiro de proveniência misteriosa compra o Capo Massullo a um pescador de Capri e encomenda a Adalberto Libera uma "casa come me", uma casa que fosse "triste, dura, severa como eu".

O resultado foi uma casa que se tornou mais do que ele. Construída num penhasco dramático a casa vermelha é acima de tudo estranha e misteriosa. Tem uma escadaria monumental que dá acesso à cobertura plana que dramatiza a relação com a paisagem. Os interiores são despojados e as aberturas são planos envidraçados cuidadosamente seleccionados para enquadrar a paisagem.

Escreveu Bruce Chatwin*: "Um navio homérico encalhado? um altar moderno a poseidon? Uma casa do futuro - ou do passado pré-histórico? Uma casa surrealista? Uma casa fascista? Ou um refúgio "tiberiano" de um mundo enlouquecido? É a casa do dandy e folião profissional (...) ou do melancómico romântico alemão que jaz sob a aparência, mascarado? A casa pura de um asceta? Ou um teatro inquieto e privado de um insanciável Casanova?"

A casa, misteriosa como sempre, lá permanece.
Foi, em 1963, o cenário de filmagens do filme "O Desprezo" de Jean-Luc Godard.
Via "O Arrumário" encontrei este trecho que mostra muito bem a casa:

* em Bruce Chatwin, Anatomia da Errância, Quetzal Editores, 2008

1 comment:

  1. eu vi acasa na minha lua di miellll, lindaa!!!!
    e vista de barco ..uiii que regalo!
    tenho ricas fotos ,eeeeheheehe!!!

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...