19 August 2008

os americanos

Sempre gostei de americanos. Não da "América" (conceito a evitar perto de habitantes da América que não sejam os Estados Unidos) mas das pessoas, de um certo modo de estar na vida, da garra. Também não todas mas sempre tive a felicidade de conhecer muitos e "bons" americanos. Mesmo sendo verdade que às vezes são demasiado centrados em si próprios, e é detestável a mania de querer sempre "ajudar outros povos" e limpar a sua consciência de país opulento com uma política externa altamente duvidosa. Mas não quero estar aqui a lembrar o que de mau tem a cultura americana mas mostrar-vos um vídeo, que tem corrido o mundo desde que Randy Pausch, um professor da universidade de Carnegie Mellon morreu com um cancro no Pancreas, a 25 de Julho deste ano. O vídeo é a sua "Última Aula".

Randy Pausch é um daqueles americanos que eu gosto. Não tem um ar especialmente inteligente e tem um péssimo corte de cabelo mas tem uma capacidade inspiradora que vem da sua alegria infantil, o seu entusiasmo por coisas "não sérias" que são tão ou mais sérias como outras, a sua garra pela vida e completa paz consigo próprio.

Este tipo de entusiasmo infantil em Portugal é muito censurado, mesmo com o mundo cheio de exemplos de ideias aparentemente estapafúrdias que se revelam coisas maravilhosas para o tantos. Quem se desvia do "caminho" é olhado de lado e há tão pouca tolerância para ideias diferentes! E pior que falta de tolerância, há desdém, há sabotagem, há castração. Mas não adianta falar dos "outros", quem faz a nossa vida somos nós.

Há sempre duas maneiras de olhar para as coisas, o meu cinismo (não sou assim tão diferente dos outros) podia chamar a isto uma grande lamechice e show-off mas hoje quero contrariar a nuvem negra, hoje quero um pouco da minha alegria infantil. Afinal este senhor morreu mesmo e podemos sempre aprender algo com outra pessoa, principalmente com o que ela escolheu dizer antes de morrer.



Amanhã vem cá o Steve Jobs.

2 comments:

  1. eu chorei qd soube que o sr tinha morrido... vi o video no principiod o ano... a sério... no words...

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...