03 April 2008

clean is happy

Tenho andado a passear pelo mundo maravilhoso das casas de banho japonesas.
No Japão a sanita está numa divisão diferente do lavatório e da banheira. Convenientemente a zona da sanita chama-se toire (toilet) e a da banheira basurumu (bathroom). O lavatório encontra-se numa antecâmara do basurumu.
Mas é de sanitas que eu quero falar agora. As sanitas japonesas são o state of the art da tecnologia japonesa.
Tradicionalmente são assim:

japanese toilet

Pouco mais que um buraco no chão.

Mas depois viémos nós os ocidentais e introduzimos a sanita "western style". Os japoneses pegaram nela e melhoraram-na substancialmente.

1ª ideia genial:
Já que o lavatório não é no mesmo espaço que tal aproveitarmos a água que reenche o autoclismo para lavar as mãos?

japanese toilet

2ª ideia genial:
Já que passamos algum tempo sentados numa sanita que tal aquecermos o assento?

japanese toilet
E assim nasceu a Warmlet. Reparem no fio eléctrico.

Se quiserem saber mais dêem fica aqui um panfleto publicitário da sede americana da empresa japonesa Toto, líder mundial do mercado sanitário (eles é que dizem!).

Mas quando tudo já parecia tão bom, estávamos apenas no princípio.
Na Toto não páram de pensar nos nossos rabiosques e a grande pérola das sanitas japonesas é a Washlet!

A Washlet, para além de aquecer o assento (básico!) tem mais umas quantas funções numa série de botões num comando ao lado do assento.
Por exemplo, um botão para fazer o "flushing sound" (mais comum em casas de banho públicas para a discrição máxima). Um outro botão activa o modo bidet. Isso mesmo, bidet. Ou seja sai um tubinho que ejecta água para o nosso rabo. Medo. Rabo molhado, e agora? Mais um botãozinho e sai um jacto de ar para secar! Genial!
Há mais botões para controlar a temperatura do assento, a temperatura da água, a direcção e a força do jacto de água, etc etc.
O autoclismo é accionado automaticamente pouco depois de nos levantarmos.
A tampa da sanita também é accionada por sensores de proximidade (sim, levanta-se quando nos aproximamos!)

Tem que se experimentar para acreditar. É estranho, mas o que é estranho, entranha-se.

Mas se ainda não estão convencidos vejam este excelente site de promoção da Washlet nos Estados Unidos: http://www.cleanishappy.com/

Ah, clean is happy! Why not?

6 comments:

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