15 January 2008

porque é um direito

A Sic apresentou a notícia amplamente divulgada noutros meios da senhora que reclamou num restaurante e acabou condenada por difamação. A história é insólita, confesso, mas o que me indignou foi a reportagem em si. Depois de resumir o incidente a jornalista coloca um questão aparentemente simples: “Será que esta médica voltará a pedir o livro de reclamações?” e termina com um “conselho”: “pense duas vezes antes de pedir o livro de reclamações”!!!! Fiquei abismada! Ok, não era o canal 1, logo não posso falar de serviço público, mas esta gente tem noção do que diz?! Ninguém reviu a reportagem? Para além de ser uma incorrecção jornalística (a senhora não foi acusada de difamar o restaurante por ter pedido o livro de reclamações mas por, alegadamente, ter gritado “a comida é uma porcaria” e afugentado os outros clientes do restaurante) é um conselho à auto-censura, àquele medinho tão português que polula nos comentários anónimos e nas conversas de café. Aquele “falam, falam e eu não os vejo a fazer nada” – um dos retratos mais cruéis da mentalidade portuguesa! Fiquei incrédula frente ao ecrã… uma peça feita por uma jornalista, supostamente os maiores defensores da liberdade de expressão! Felizmente a senhora que reclamou num restaurante e acabou condenada por difamação disse que ia continuar a reclamar se assim o entendesse, “porque é um direito”. Ufa! E eu, vou reclamar para a Sic.

4 comments:

  1. Fosse noutra altura, levavas já com um valente amuo. Parece que as always sou a última a saber. Parece que as always devia ter estado mais atenta.

    A tua sorte é que és tu.

    ReplyDelete
  2. caraca, portugalzinho animado!
    reclama sara!!

    ReplyDelete
  3. Eu faria exactamente o mesmo. Mesmo depois d pagar nao sei quantos euros, nao deixaria de reclamar!
    Pena tenho eu de, as vezes, nao conseguir reclamar aqui! AH AH!

    Yoroshiku

    ReplyDelete
  4. a ultima vez que pedi o livro de reclamações foi no 1.º rock in rio... alem de não terem e me obrigarem a reclamar num caderno qualquer, até hoje não tive resposta, e claro, não voltei ao rock in rio...

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...