30 October 2006

que se lixe o referendo

Na questão do aborto a ser referendada em Janeiro talvez, não pretendo entrar em qualquer debate, não quero mudar a opinião de ninguém, nem sequer discuti-la. Exaspera-me. Irrita-me.
Não faz qualquer sentido sequer um referendo e, no meio disto tudo, entristece-me termos um governo cobarde que se deixa manipular por lobbys, preconceitos e medos conservadores e a Igreja. Parece grande feito realizar-se novo referendo quando se devia mudar a lei logo e pronto. Para quê tanta hipocrisia?
Há 8 anos, tinha eu 18 anos e não pude votar, já estava recenseada mas não inscrita nos cadernos eleitorais. Lembro-me de estar sozinha em casa com um caderninho para apontar previsões e estatísticas. E de ter dito que se o Não ganhasse mudava de país. Se agora o Não ganhar de novo, não é isso que me fará mudar de país mas far-me-á sentir cada vez mais estrangeira no meu próprio país.
Mas pelo menos vai ser a primeira vez que nem vou hesitar no lugar da cruz.

8 comments:

  1. Também concordo que se mude a lei. Mas é necessário o referendo, como é óbvio! Não podemos decidir a morte de um feto (de uma vida, porque a é!) através de uma Lei feita pelo Governo, como se falar de fetos fosse o mesmo que falar de auto-estradas, finanças públicas ou cortes orçamentais!

    Por isso, percebo o porquê do referendo! Não o realizar é que seria ceder a lobbies: os lobbies da esquerda (que também os há!).

    Parabéns pelo blog!

    ReplyDelete
  2. "Despenalizar a Interrupção Voluntária da Gravidez é a única forma de pôr fim às sucessivas investigações, devassas, humilhações, julgamentos e condenações de mulheres que nos últimos anos se repetiram em vários processos judiciais em Portugal.

    Despenalizar a Interrupção Voluntária da Gravidez é a única forma de combater o flagelo do aborto clandestino, atingindo mulheres portuguesas, sendo um grave problema de saúde pública.

    Despenalizar a interrupção Voluntária da Gravidez significa alterar uma legislação penal que não tem eficácia no combate ao aborto. Apenas o torna clandestino, desprotegido e perigoso para a saúde física e psíquica e por vezes para a própria vida das mulheres.
    Em trinta anos de democracia, várias oportunidades foram perdidas no encarar desta dura realidade. Portugal não pode continuar a situar-se entre os países que negam à mulher a liberdade de decidir em matéria de direitos sexuais e reprodutivos, componente fundamental do direito à igualdade."

    Que fique bem claro que nao ha' mulher nenhuma que decida fazer um aborto so porque nao lhe apetece ter um filho! Que isto fique bem claro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  3. Contra ou a favor, ninguém pode impor os seus ideais, religiões ou que quer que seja, a outra pessoa.
    Sara, concordo plenamente contigo, o referendo é patético e a lei é ridícula.

    ReplyDelete
  4. É caso para dizer: ... ele há cada uma!!!!

    Olhem bem o role de asneiras que para aqui vai.

    Tenham juizo... e vejam bem os resultados que vamos ter no referendo. Quem ri por ultimo ri melhor.

    ReplyDelete
  5. dizer "quem ri por último ri melhor" em relação a um assunto como o aborto é no mínimo triste.
    Não se trata de um jogo de futebol.
    Se a maioria dos portugueses votar sim não se ganha nada, mas talvez se evitem sofrimento e mortes inúteis. Se a maioria dos portugueses votar não continuaremos a perpetuar um cinismo social acima de tudo.

    ReplyDelete
  6. E tudo graças a um governo que teima em cumprir promessas...

    Se eles disseram que o aborto ia a referendo durante a campanha porquê aprovar a lei na assembleia? Afinal a coerência é importante e isso viu-se nas SCUT, ou não.

    Mais um voto do que em 98, o meu...

    ReplyDelete
  7. Anonymous3:37 PM

    Fico triste.
    Fico triste por as mulheres ainda terem de mendigar por um direito que é delas.
    Fico triste por ver os homens a defender o último bastião de poder sobre as mulheres, quando nem sabem do que estão a falar.
    Sabem o que é ter uma vida a crescer dentro de vocês?
    Sabem o que é sentir o corpo a mudar para fazê-la crescer?
    Sabem o que é ter de tomar a decisão de interromper essa vida porque lhe querem dar o melhor futuro possível, e não aquele que um burocrata deciciu por nós?
    Sabem o que é ser tratada como uma criminosa, depois de ter tomado a decisão mais dolorosa de todos os tempos?
    Onde é que vocês estão quando as mulheres decidem abortar? Sei onde estão quando é preciso julgá-las.
    O corpo é meu. A responsabilidade é minha. Estou a fazer o que é melhor para o meu filho.

    E sim, falo por experiência própria!

    Ah, e fico ainda mais triste por todas as mulheres que baixam a cabeça e tornam esta subserviência possível.

    ReplyDelete
  8. MATA-LO???!!??

    E sim Sara, no fim, se o Não ganhar, a única coisa a fazer é rir, sorrir, saltar, pular. Vidas terão sido salvas, gente terá ganho anos de vida.

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...