09 August 2005

viajar para escrever ou escrever para viajar

2 motivos me levaram a criar o meu blog anterior. Corrijo, um motivo e duas pessoas. O motivo era a minha mudança para o Japão, uma das mais fortes experiências da minha vida. A ideia de escrever sobre isso começou a germinar muito antes quando lia, religiosamente todos os sábados, a crónica “À Volta do Mundo” do Gonçalo Cadilhe, muito antes de saber que iria para o Japão. Recortavas as crónicas e reli-as imaginando se algum dia faria algo de parecido.
A ideia começou a ganhar forma depois de descobrir a escrita de outro viajante, Wenceslau de Morais, o consul português no Japão do princípio do século XX, que se apaixonou pelo Japão e aí viveu até à sua morte em 1929. Wenceslau de Morais escrevia cartas regulares que, se não me engano, eram publicadas no Comércio do Porto. As suas cartas retratam a realidade japonesa com sensibilidade e perspicácia e ilustran uma fascinante perspectiva ocidental sobre o Oriente.
Tudo isto porque acabou de ser publicado “Planisfério Pessoal”, o livro que recolhe as crónicas de Gonçalo Cadilhe publicadas pelo Expresso, e que chegou ontem às minhas mãos. Leio, imaginando se algum dia farei algo de parecido...

1 comment:

  1. Anonymous7:49 PM

    Keep up the good work » »

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...