07 June 2005

Rem Koolhaas e a cantiga do bandido

Na minha estadia na Invicta aproveitei e fiz uma visita guiada à Casa da Música.
Aproveito para deixar a dica e sugerir a quem for/estiver no Porto que aproveite pois são muito interessantes e podemos entrar numa série de espaços que, para assistir a um espectáculo musical, normalmente não se visitam. Visitem o site ou liguem para o Departamento de Relações Públicas (220 120 214).
Se ligarem serão informados que as visitas demoram 1 hora mas parece que os guias não concordam e a minha visita durou 1h45mn, depois de ter começado cerca de 30 mn atrasada (por atraso da visita anterior...).
A visita leva-nos a percorrer uma série de espaços e o percurso é quase labiríntico, “uma experiência”, segundo Koolhaas. Passamos pelo café, sala multimédia, auditório principal, salas das crianças, sala vip, futuro-restaurante, sala 2 e o único lugar onde se respira é no Auditório Principal, que é imenso e com folha de ouro formando um padrão gigantesco a imitar veios de madeira, mas que realmente parece mais um tecido tigresse. Todas as restantes salas me pareceram muito acanhadas e “over-decorated” aquilo é azulejos verdes,azuis e brancos quase hipnóticos, outra tem uma borracha verde, outra são de novo os azulejos excessivos, as salas das crianças uma era laranja e outra roxa, um pouco neurótico, não? Para além disso parecem “sobras”, espaços amputados, ou mais poeticamente “escavados”...
Os vidros ondulados distorcem a realidade exterior.
Claustrofóbica. Assim eu senti a Casa da Música.
E nem vou avançar pela segurança contra incêndios do edifício...

A verdade é que não sou grande fã do Koolhaas mas o gajo às vezes sai-se bem. Gostei muito o Educatorium (“o chão que se torna parede, a parede que se torna tecto”) e adorei a Biblioteca de Seattle, espaços muito bem resolvido, ideias inovadoras, um fantástico dinamizador cultural e sempre cheio de gente (há lá melhor teste?). Agora no Porto...naaaaaa. You don't fool me.

1 comment:

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...