Quando voltei houve pessoas interessadas em saber como, depois de ter estado no Japão, eu iria ver Portugal. Curioso que, logo na primeira esquina, com comentários às lobotomias do futebol e ao machismo dos piropos foleiros, tenha levado com comentários reprovadores “E só vês isso?”
Sim, se querem saber só vejo isso. Só vejo pessoas alarves e brutas, só vejo má-educação, só ouço má-educação, só ouço barulho, carros a apitar, demasiado futebol, demasiada apatia, estupidez, queixas e reclamações e tudo me parece desinteressante e vazio. A crise, a crise....
Sim, eu gostava de olhar à volta e ver Beleza mas é mesmo o Feio que me entra pelos olhos.
Deve ser isto o “reverse-cultural-shock”. Eu espero que isto seja o reverse cultural shock or I’m in big trouble...
Bom, salvando-me da minha própria apatia e desânimo (e às vezes involuntariamente contribuindo para os aumentar) aí estão eles, my friends, my family, but it's only by myself I will change the way I see my world.
que tristes verdades.... é uma pena não é?
ReplyDeleteBem, não querendo interromper a tua neura de estimação, acho que estás assim porque queres. Ali no post de baixo dizes que gostas do Porto. E como não andar feliz com o o céu azul e a luz branca a fazer brilhar os prédios ocres da baixa. E aqueles senhores velhotes de mãos curtidas do tempo e do trabalho e que ainda são sapateiros e merceeiro nesse sem número de lojas que não há em mais lado nenhum. E as noites que agora são quentes no Adamastor com uma vista única. E esta coisa tão simples que é tocar naqueles de quem se gosta?
ReplyDeleteComo te percebo... Na próxima semana espera-me um mês de Portugal e só eu sei o que vem depois da euforia do regresso e dos abraços aos de quem se sente falta...
ReplyDeleteEu nunca vivi noutro país, mas sempre que saio de Portugal, nem que seja apenas por 2 semanas, regresso com esse desespero e ando assim 15 dias. Depois passa, mas fica-se sempre com outro olhar. Passas a ser "alien" na tua terra. Quando os "aliens" forem em número considerável, pode ser que se consiga mudar alguma coisa.
ReplyDeleteO que faz mesmo falta a Portugal é as pessoas saírem mais de cá.
Pelo menos podes ter a certeza que não és a única a pensar assim.
Beijinhos.
Eu já não vou para fora desde 1999
ReplyDeletee ainda estou com o mesmo problema.
sweetie,
ReplyDeleteposso dizer-te que deois anos depois de ter voltado, já fiz as pazes com algumas coisas. O truque é saber aquilo que merece a nossa irritação verdadeiramente. O resto é arraia miúda e é melhor deix-lo para outros... mas demora tempo. O importante é o teu bem-estar - faz por isso!