25 May 2005

elogio ao multibanco

A invenção do cartão multibanco (que ouvi ter sido portuguesa mas já não acredito em nada do que ouço) é, no mínimo, genial.
Em Portugal já nem percebemos porque já é tão rotineiro "pagar com cartão" como escovar os dentes (esperemos!).
No Japão não há cartões para ninguém. Há cartões dos bancos japoneses que dão para levantar dinheiro nas atm dos respectivos bancos ou dos postos de correio, mas pagamentos nas lojas, restaurantes etc é em cash vivo! Nem Visa aceitam na maioria dos sítios! O que, para mim, que nunca tenho mais que 10 euros na carteira (e 20 no banco) criava uma sensação de insegurança brutal ao carregar cerca de 170 euros na carteira! Ao fim duns tempos habituamo-nos, até porque as notas voam tão rapidamente que não parece assim tanto!
Fiquei sem os dois cartões multibancos 2 dias antes de regressar do Japão, o que provocou um pequeno pânico já que quem me podia emprestar dinheiro ou já não o tinha, ou era estrangeiro. A coisa lá se resolveu com um enviado do Céu.
Agora estou em Portugal desfalcada de cartões, à espera que me enviem os novos, a experimentar viver sem multibanco. As transferências ao balcão custam uma fortuna. Só posso levantar dinheiro com a caderneta. Agora perdi a caderneta. Ainda bem que tenho dois bancos. E outra caderneta.
E pronto, só vos conto isto para verem as emoções do regresso na minha vida e porque devia estar era a escrever o relatório e n ã o m e a p e t e c e!

4 comments:

  1. Já tive e actualmente já não tenho e nem quero vir a ter, agora sou tão mais controladinho sem cartões VISA e MultiBanco fico sempre com mais dinheiro no fim do mês.Depois de ler o teu blog percebo muito bem o pessoal de lá.

    ReplyDelete
  2. Na Alemanha a relaçao com os multibancos também nao é de tanta dependência como em Portugal, em bora eu faça como em PT e pague tudo o que posso com o cartaozinho. Mas é normalíssimo ver pessoal a pagar contas de centenas de euros com dinheiro vivo!

    ReplyDelete
  3. não fomos nós que inventamos o multibanco, contudo, foi graças a um português que o sistema de MB nacional é um dos mais perfeitos do mundo (à semelhança da via-verde, mas essa fomos mesmo "nós" que inventamos!)
    ...eu sou uma grande fã! evita que tenha que andar com muito dinheiro na carteira e previne algumas situações embaraçosas!

    ReplyDelete
  4. Mas tb se paga, e não é pouco, para levantar dinheiro no balcão do banco....como faz para contornar isso, Benjamim?

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...