26 July 2005

zeeee gerrmans… esse ser estranho

São um povo intrigante. São o maior número de estrangeiros que conheço e com os quais mantenho as mais duradouras relações de amizade mas também é com os quais vivo numa permanente relação amor-ódio.

Os alemães são imensos e estão por todo o lado (pelo menos, todo o lado que eu vou). Gosto deles. Apelam muito à minha necessidade de organização, que passo a vida a queixar-me de não ter.

Admiro-lhes a perseverança, quase obstinação. Quando querem uma coisa, lutam por ela de um modo paciente e metódico, completamente impermeáveis a opiniões alheias.

Parecem-me, em geral, interesseiros e não perdem tempo com ninharias. Não gostam muito de gastar o tempo pelos cafés.
A não ser no país deles, falam bem inglês e sem sotaque. Avisam se vão chegar 2 minutos atrasados.

Durante alguns minutos tem piada a mania que sabem tudo, enquanto vão mostrando que realmente sabem muito. A piada acaba quando não sabem aceitar uma crítica ou simplesmente, que estão errados num qualquer assunto.

A sua mania-que-sabe-tudo-quase arrogante pode criar situações hilariantes como a do meu colega alemão que adorava dar explicações sobre temas japoneses... a japoneses!! Mas não há decoro? Mesmo que ele tivesse razão e estivesse a explicar algo que eles verdadeiramente não soubessem....

Mas não consigo ficar muito tempo perto de um alemão. A tensão, a ideia que cada palavra é analisada e, o mais dificil, a minha incapacidade de fazer entender o meu sentido de humor... A minha crónica má relação com o relógio leva-os a subir pelas paredes, mas nunca há berraria, o mais provável é, simplesmente, irem embora e não esperarem.
A sua rigidez e falta de espontaneidade deixam-se tensa e pouco à vontade.

No entanto facilmente crio empatia com um alemão e como já disse tenho bastantes amigos alemães. Eles gostam de mim. Eu gosto deles. Mas em pequenas doses. Um alemão é uma prova de treino para toda a minha diplomacia. Falta-lhes... alegria?

O meu sonho é ser organizada e obstinada como um alemão e manter o easy-going e joy-de-vivre latina... Hei-de lá chegar.

2 comments:

  1. Anonymous6:09 PM

    Subscrevo tudo o que dizes.
    E, como já disse, gosto de alemães e tenho amigos alemães há anos.
    Desses que emigram mas não para Portugal.

    ReplyDelete
  2. Também tenho amigos alemães, mas salvo muito raras excepções, são do ramo que a Sushi conhece.
    Na semana passada estive com uma alemã, que não conhecia de lado nenhum, a escalar em Sintra. A coisa começa logo por se complicar quando nos encontramos. O normal é as alemãs estenderem-nos a mão. Eu estou sempre mais virado para o beijinho e há sempre confusão.
    Depois passámos algumas horas a escalar as vias mais bonitas do penedo. Via-se que a moça estava a gostar, mas ela nunca se exprimiu sobre o assunto.
    No final do dia, senti-me um guia turistico um pouco frustrado. Nem o travesseiro da Piriquita lhe fez brilhar os olhos.
    Só uma semana depois é que me disse por sms que "I really enjoyed last weekend".
    Dou-me bem com os alemães, mas esse brilho, essa paixão, nunca consegui encontrar.

    Beijinhos

    ReplyDelete

Leave your comments, ideas, suggestions. And thank you for your visit!

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...